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Arquitetos: Taller Sintesis
- Área: 4093 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Isaac Ramírez, Anderson Serna, Daniel Bernal
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Fabricantes: Argos, Calypso proyectos, Casa Medina, Cubiertec, Estaco, Pisos Alfa, PrefaUraba
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Colégio 29 de Noviembre é uma instituição educacional construída em 2010 no bairro de Nueva Colonia, em Turbo, Colômbia. É uma das poucas infra-estruturas públicas de uma cidade com altos índices de pobreza e carência em todos os níveis de serviços públicos, estradas, habitação, etc.
Infelizmente, no momento de sua construção, a obra do Colégio 29 de novembro não levou em conta as condições do local onde seria construído, com características como temperatura média de 29°C, umidade superior a 80% e chuvas fortes. A escola não tinha lógica em sua construção, o que levou a problemas como salas de aula muito quentes e escuras, pois eram espaços fechados para o lado de fora, negando a possibilidade de ventilação cruzada; ou telhados sem beiral que, além de gerar vazamentos e inundações devido à retenção de água no telhado, não protegiam as paredes do sol forte da região, o que assim esquentava ainda mais os espaços internos.
Além disso, e igualmente importante, perdeu-se a oportunidade de construir não apenas salas de aula, mas também espaços que permitissem a utilização do edifício por toda a comunidade, por exemplo, seu pátio central, que por ser uma área pantanosa, não era adequado para brincadeiras e colocava os alunos em perigo pela circulação de cobras e búfalos que ali viviam.
Em 2018, trabalhando para a fundação Fundafrut, apresentamos uma proposta de intervenção no edifício existente, melhorando as condições de estudo para as crianças, bem como ampliando as instalações existentes. Para fazer isso, partimos de três premissas:
- Adaptar o edifício existente às condições climáticas da região: para isso a cobertura existente foi ampliada, criando beirais de mais de três metros para sombrear as fachadas e corredores. As fachadas receberam aberturas com elementos vazados e fechamentos permeáveis para gerar ventilação cruzada e iluminar naturalmente os espaços, e o pátio central foi nivelado para canalizar água, criando assim espaço para uma quadra esportiva e um parquinho infantil.
- Reconciliar a escala do edifício com a escala das crianças: As janelas altas existentes, que nem sequer permitiam que as crianças vissem umas às outras, foram ampliadas, passando assim de um espaço fechado para um que promove a visão do outro, a transparência, e permite que elas se entendam como parte de uma comunidade educacional. Também cria bancadas e nichos para sentar e compartilhar.
- Gerar uma série de novos espaços com um programa mais público e diversificado, aberto ao uso da comunidade. Estamos conscientes de que em um lugar como este, onde a intervenção estatal é efêmera ou inexistente, o projeto deve ter uma responsabilidade social maior, razão pela qual projetamos uma infra-estrutura que utiliza seus espaços para cumprir outras funções além daquelas planejadas desde o início. A intervenção proporcionou à escola novos espaços de acesso, banheiros adequados, cozinha, refeitório e oficinas, novos ambientes que foram projetados em estreita relação com o entorno, para que possam ser utilizados não só pelos estudantes, mas também pelo resto da comunidade. Estes novos espaços cercam uma praça de acesso, uma desculpa para criar o primeiro espaço público de qualquer tipo em Nueva Colonia.
O projeto conseguiu resolver não apenas os problemas construtivos e de planejamento do antigo edifício, mas também motivou os alunos a utilizar mais intensamente as instalações do Colégio 29 de Novembro, que por sua vez conseguiu gerar uma nova dinâmica no local, na qual foram abertos cursos adicionais para as crianças que queriam ficar na escola por mais tempo do que as horas de aula, o que por sua vez obrigou a programar atividades extracurriculares para os pais, e pessoas de fora da escola, que curiosamente visitaram a escola para ver por que as crianças não queriam ir embora de lá.